top of page

Anorexia Nervosa

Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal e que pode provocar problemas físicos graves. A pessoa se olha no espelho e embora extremamente magra, se enxerga obesa.

A anorexia se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os portadores do transtorno chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição. Pesquisas mostram que, nesses casos, o índice de mortalidade varia entre 15% e 20%.



São sintomas característicos da anorexia:


  • Perda exagerada e rápida de peso sem nenhuma justificativa

  • Recusa em participar das refeições familiares (anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome);

  • Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos;

  • Interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão das características femininas;

  • Atividade física intensa e exagerada;

  • Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;

  • Visão distorcida do próprio corpo;

  • Pele muito seca e coberta por lanugo (pelos parecidos com a barba de milho);


Diversos fatores favorecem o aparecimento da anorexia, entre eles destacam a predisposição genética, envolvimento com a moda, que determina a magreza absoluta como padrão de beleza e elegância, pressão da família e do grupo social, alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente na concentração  de serotonina e noradrenalina.


Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, especialmente, estão sujeitos a sofrer  pressão para reduzir o peso corporal como forma de conseguir melhor performance nas competições e espetáculos.



Outro grupo de risco são as adolescentes, a família pode observar o comportamento e assim buscar a ajuda precocemente.


Encaminhe para atendimento médico urgente a pessoa que apresentar o quadro de anorexia. Às vezes, os familiares não percebem a extrema magreza, porque os portadores de anorexia costumam usar roupas largas que disfarçam a perda de peso. Portadores de anorexia associada a distúrbios psiquiátricos precisam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais especializados, lembre-se de que a caquexia pode representar risco de vida se não for convenientemente tratada a tempo.



bottom of page